> Home > Novidades > Notícias > Depoimento: “As Batalhas do Castelo mudou a minha vida!”<<Voltar
Notícias
22 de Fevereiro de 2016
Ruy Castro comemora aniversário nesta semana

Considerado um dos maiores biógrafos brasileiros, Ruy Castro nasceu no dia 27 de fevereiro de 1948, em Caratinga, Minas Gerais. Formado em jornalismo, começou sua carreira como repórter no Correio da Manhã, no Rio de Janeiro, e posteriormente teve passagem por importantes veículos da imprensa da capital e de São Paulo.

Tornou-se escritor em 1988 e ficou conhecido por escrever biografias de importantes figuras brasileiras, como a do escritor Nelson Rodrigues em O Anjo Pornográfico e da cantora Carmen Miranda, Carmen.

Por sua trajetória como biógrafo, conquistou o Prêmio Jabuti de 1996 pela obra Estrela Solitária – Um brasileiro chamado Garrincha e também em 2006 pela biografia da pequena notável Carmen Miranda.

O talento de Ruy Castro envereda para outras vertentes além das biografias. Escreveu também livros de reconstrução histórica, como Chega de Saudade, sobre a Bossa Nova e Ela é Carioca, sobre o bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Suas obras de ficção, humor, antologias e traduções tiveram publicações nos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Polônia, Rússia e Turquia. Hoje em dia, o jornalista e escritor, dono de um ponto de vista ácido e bem-humorado, é colunista de um dos mais importantes veículos brasileiros.

Em 2015, a Editora Moderna lançou A melancia quadrada - Crônicas, uma coletânea de textos publicados por Ruy, onde discorre sobre o modo de vida e da política atual através de situações inusitadas. Como o caso da melancia quadrada que dá título ao livro, onde um agricultor japonês da ilha de Shikoku faz uma invenção para plantar melancias quadradas com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais espaço na geladeira ao guardarem a fruta.


ComentáriosComentar
© Editora Moderna 2013. Todos os direitos reservados.