> Home > Novidades > Notícias > 18 de maio - Dia internacional do museu<<Voltar
Notícias
31 de Maio de 2012
Livro "A morena da estação" do autor Ignácio de Loyola Brandão entre os finalistas do prêmio Telecom de Literatura

Telecom

 

Foram anunciados na noite desta quarta-feira (30/05), no Rio de Janeiro, os 60 finalistas da 10ª edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura, 20 em cada uma das categorias contempladas: Romance, Poesia e Conto ou Crônica.

 

A morena da estaçãoO livro "A Morena da Estação" retrata a história de amor aos trens que, talvez um dia, voltem a circular com passageiros por este Brasil. Memórias alegres, bem-humoradas, com algum drama e suspense, a mostrar as mudanças de mundo, usos e costumes.

Um tempo que existiu e que, às vezes, parece ficção.

Crônicas, contos, breves lembranças, boatos, lendas, curiosidades em torno de trilhos, vagões, locomotivas, estações, trilhos e túneis.

Desde pequeno, Loyola sonhava conquistar o mundo com sua literatura; se não, pelo menos voltar vitorioso para sua cidade natal. Sua carreira começou em 1965 com o lançamento de Depois do Sol, livro de contos no qual o autor já se mostrava um observador curioso da vida na cidade grande, bem como de seus personagens. Trabalhou como editor da Revista Planeta entre 1972 e 1976. 

 

Dono de um "realismo feroz", segundo Antonio Candido, seu romance Zero foi publicado inicialmente em tradução italiana. Quando saiu no Brasil, em 1975, foi proibido pela censura, que só o liberou em 1979.  Em 2008, o romance O Menino que Vendia Palavras, publicado pela editora Objetiva, ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro de ficção do ano.

 

Ao todo, o Portugal Telecom deste ano recebeu 502 inscrições (165 em Poesia, 139 em Conto ou Crônica e 198 em Romance). É a primeira vez que o prêmio é dividido em categorias Os 60 finalistas foram selecionados por 274 jurados. A partir de agora, a premiação será decidida pelos quatro curadores do Portugal Telecom e uma banca de seis jurados, que também foi anunciada ontem. Em setembro, o júri de dez membros escolherá 12 obras finalistas, quatro em cada categoria do prêmio, para em novembro anunciar os grandes vencedores.

 

Para saber mais sobre o prêmio acesse:  http://www.premioportugaltelecom.com.br

 

 


ComentáriosComentar
© Editora Moderna 2013. Todos os direitos reservados.