Capa_Escravidao_ainda_existe_md

Escravidão ainda existe?
Autor: 
Edição: 1ª Edição
Formato: Impresso
Faixa etária: A partir de 11 anos
Trabalho interdisciplinar: Geografia, História, Português, Sociologia
Indicação: 6º Ano (EF2), 7º Ano (EF2), 8º Ano (EF2), 9º Ano (EF2)
Área: Não Ficção
Assunto: Condições sociais dos trabalhadores, Trabalho análogo à escravidão
Temas contemporâneos: Direitos da criança e do adolescente, Diversidade cultural, Saúde, Vida familiar e social, Educação em direitos humanos, Trabalho
Dimensões do produto: 16,80 x 24,00 x 0,40
Número de páginas: 64
ISBN: 9788516121105
Código do produto: 12121105

Leitura indicada para:

Araribá Plus - 5ª edição

Disciplina: História (Araribá Plus 2019)

Volume/Ano: 7º Ano

Unidade/Capítulo: Unidade 06

Preço sugerido: R$ 51,00
Mudar o tamanho da letra  
 
 Sobre o livro

Trabalho digno e liberdade são direitos humanos que ainda necessitam ser conquistados. São direitos que afetam a vida de todos e constituem a base para o prevalecimento de uma política democrática. No entanto, esses direitos, muitas vezes, são negados ao trabalhador, levando-o a ter uma vida – ou pior, sobrevida –, nos moldes escravagistas que vigoraram até o século XIX. O livro Escravidão ainda existe? apresenta, de forma geral, o quadro das relações trabalhistas e das políticas públicas, voltadas para o trabalho, existentes em nosso país. Com textos que dialogam com o leitor, a obra procura chamar a atenção para os mecanismos que, muitas vezes, levam as pessoas a sujeitarem-se a situações de superexploração. As provocações que surgem durante a leitura geram reflexões sobre os diferentes tipos, os responsáveis, as principais vítimas e as consequências da existência e prática de relações de trabalho análogas à escravidão. A proposta dos autores é despertar no leitor o olhar crítico para essa realidade que, embora faça parte de sua vivência, passa despercebida, uma vez que é normatizada pela sociedade.

Sobre o autor
Edimar Araujo Silva
Nascida em São Paulo/SP, é bacharel e licenciada em Ciências Políticas e Sociais. Foi aluna especial de Mestrado em História Econômica na Universidade de São Paulo (USP) e é pós-graduada em História e Cultura Africana e Afro-brasileira pela Universidade Anhanguera. Professora aposentada de História e Geografia em escolas particulares e públicas, Edimar é, também, autora de livros didáticos e paradidáticos.
Sandra Angélica Gonçalves
Doutora em Ciências da Terra pelo Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade da São Paulo (IAG-USP), licenciada em Física pelo Instituto de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP). Sandra é, também, coautora de livros didáticos e paradidáticos.
José Wagner de Melo Costa Sousa
Bacharel com licenciatura plena em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga. Pedagogo com licenciatura plena e habilitação em Administração Escolar dos Ensinos Fundamental e Médio pelo Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE). Professor há 32 anos na rede estadual de São Paulo.
Datas comemorativas
13 de maio - Dia da abolição da escravatura
20 de novembro - Reflexão sobre os direitos humanos
Você pode se interessar por:
 
 
© Editora Moderna 2013. Todos os direitos reservados.