> Home > Novidades > Notícias > Hoje é dia de festa na Editora Moderna!<<Voltar
Notícias
21 de Outubro de 2013
Editora Moderna na Feira de Frankfurt

 De 9 a 13 de outubro, aconteceu o maior encontro literário do mundo, a Feira de Frankfurt, na Alemanha, em sua 65ª edição. Dez autores da Editora Moderna e da Salamandra participaram da programação oficial do evento. Neste ano, o Brasil foi o país homenageado e nossos livros estiveram em destaque no cenário literário internacional.

 

Com o tema “Brasil: um país cheio de vozes”, a feira trouxe uma vasta programação cultural, que se estendeu por diversos locais da quinta cidade mais populosa da Alemanha, considerada o centro financeiro da Europa.

 

A cerimônia oficial de abertura da feira, que ocorreu no dia 8 de outubro, contou com a presença de autoridades alemãs e brasileiras. O autor mineiro Luiz Ruffato abriu a cerimônia, em um polêmico discurso sobre as desigualdades que ainda persistem no Brasil, concluindo que a literatura tem um importante papel para a transformação social. “Eu acredito, talvez até ingenuamente, no papel transformador da literatura. Filho de uma lavadeira analfabeta e um pipoqueiro semianalfabeto, eu mesmo pipoqueiro, caixeiro de botequim, balconista de armarinho, operário têxtil, torneiro-mecânico, gerente de lanchonete, tive meu destino modificado pelo contato, embora fortuito, com os livros. E se a leitura de um livro pode alterar o rumo da vida de uma pessoa, e sendo a sociedade feita de pessoas, então a literatura pode mudar a sociedade”, afirmou Ruffato.

 

Confira AQUI a íntegra do discurso de Luiz Ruffato

 

Em seu discurso, Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) e autora da Moderna, valorizou a diversidade e a riqueza da produção literária nacional, convidando a todos para conhecerem nossos excelentes autores. “Vocês nos convidaram e nos recebem com todas as honras nesta cidade. Nós também convidamos vocês: venham ler nossos autores. Prometemos recebê-los à altura em nossa casa literária.”

 

Confira AQUI a íntegra do discurso de Ana Maria Machado

 

O Brasil surpreendeu com uma delegação de setenta escritores e ilustradores, nomes representativos da literatura infantojuvenil e adulta, convidados pela Fundação Biblioteca Nacional. Entre eles, os autores exclusivos da Moderna, Eva Furnari e Pedro Bandeira, e Ruth Rocha, da Salamandra. Além deles, completaram o time de peso os autores Ana Maria Machado, Ângela Lago, Ignácio de Loyola Brandão, Ilan Brenman, Marisa Lajolo e Ricardo Azevedo, que também possuem livros publicados pela Moderna.

 

Além de participar da programação oficial na Feira de Frankfurt, os autores visitaram bibliotecas públicas da cidade e interagiram com crianças alemãs em rodas de leituras de seus livros.

 

 

Literatura brasileira: orgulho internacional

 

Os títulos da Moderna e da Salamandra foram selecionados para o catálogo oficial da feira e estiveram em evidência no estande do Brasil. Entre eles, os livros Felpo Filva e Trudi e Kiki, de Eva Furnari; A droga da obediência  e O fantástico mistério de feiurinha, de Pedro Bandeira; e Asas do Joel e Estrelas tortas, do mais recente autor exclusivo da Editora, Walcyr Carrasco. Já a Salamandra se destacou com as obras Camilão, o comilão e Bisa Bia, Bisa Bel, da autora Ana Maria Machado; e Marcelo, Marmelo, martelo, Uma história de rabos presos, Romeu e Julieta, e A decisão do campeonato, de Ruth Rocha.

 

Maristela Petrilli e Lenice Bueno, editoras dos livros infantojuvenis da Moderna, Salamandra e iD, acompanharam toda programação da Feira de Frankfurt e compartilham como foi essa experiência:

 

“ Foi uma experiência única, maravilhosa. Tivemos a oportunidade de acompanhar os principais lançamentos do mercado editorial mundial e prestigiar a importante valorização da literatura brasileira no exterior”, comenta Maristela Petrilli, diretora editorial.

 

 “Tivemos encontros com editores e agentes literários de diversos países, com o objetivo de trazer novidades para nossos selos Salamandra e iD, que publicam traduções. Foi emocionante participar da cerimônia de abertura e ver os olhos dos editores do mundo todo voltados para o Brasil”, afirma Lenice Bueno, gerente editorial da Salamandra e da iD.

 

Aguarde! No próximo ano, o Brasil também será o país homenageado na Feira de Livros Infantis de Bolonha, na Itália. O evento ocorrerá de 24 a 27 de março de 2014.  A Moderna e a Salamandra estarão presentes e trarão todas as novidades para você.

 

 

Sobre a Feira de Frankfurt

 

Maior evento do setor editorial, a Feira de Frankfurt, na Alemanha, também é a mais antiga do mundo. Acontece há mais de 500 anos, desde a invenção da impressão por tipos móveis por Gutenberg. A cada edição, a feira reúne aproximadamente 7 mil expositores e 300 mil visitantes de diversos países. Desde 1988, um país é convidado para apresentar sua literatura nacional. O Brasil foi o convidado de honra em 1994, e agora novamente em 2013.

 

Confira os Melhores Momentos da Feira de Frankfurt!

 

frankfurt


ComentáriosComentar
© Editora Moderna 2013. Todos os direitos reservados.