Moreninha_capa-1.jpg

A Moreninha
Autor: 
Edição: 5ª Edição
Formato: Impresso
Faixa etária: A partir de 15 anos
Trabalho interdisciplinar: Literatura, Português
Indicação: 1º Ano (EM), 2º Ano (EM), 3º Ano (EM)
Área: Ficção
Temas contemporâneos: Ética
Dimensões do produto: 16 x 23 x 1,2
Número de páginas: 184
ISBN: 9788516099770

Leitura indicada para:

Moderna Plus 2016

Disciplina: Literatura (Moderna Plus 2016)

Volume/Ano: Volume Único

Unidade/Capítulo: Capítulo 16

Vereda Digital

Disciplina: Gramática (Vereda Digital 2018)

Volume/Ano: Volume Único

Unidade/Capítulo: Capítulo 01

Disciplina: Literatura (Vereda Digital 2018)

Volume/Ano: Volume Único

Unidade/Capítulo: Capítulo 12

Preço sugerido: R$ 32,00
Mudar o tamanho da letra  
 
 Sobre o livro

A Moreninha apresenta características típicas dos folhetins avidamente lidos pelo reduzido público da época, composto, principalmente, por estudantes e mocinhas, não por acaso personagens desse romance de estreia de Joaquim Manuel de Macedo. Augusto, Leopoldo e Fabrício, jovens estudantes de Medicina, pertencentes a famílias ricas, vão passar o dia de Sant'Ana em uma certa ilha, de propriedade da avó de Filipe, um de seus colegas. Augusto é um rapaz que se confessa volúvel: sente-se atraído por todas as moças que encontra e diz ser incapaz de se apaixonar por muito tempo por uma só mulher. Ele faz uma aposta com Filipe: se ficasse apaixonado por uma jovem durante quinze dias ou mais, assumiria o compromisso de escrever um romance contando tal paixão. Nos dias em que fica na ilha, sente-se muito atraído pela simpatia de Carolina, a Moreninha, irmã de Filipe. Termina o passeio na ilha, o tempo passa e Augusto volta outras vezes para visitar Carolina. Apesar de apaixonado por ela, confessa-lhe estar preso a um juramento de fidelidade feito a uma menina quando tinha treze anos, mas cujo nome desconhece e de quem nunca mais teve notícia. No final da história, para a resolução feliz do aparente conflito, descobrem que eles dois - Augusto e Carolina - são as duas crianças que, muitos anos atrás, juraram fidelidade um ao outro. Desse modo, Augusto, que parecia o mais volúvel dos rapazes, se revela fiel ao primeiro amor e conquista o coração de Carolina, mas perde a aposta que fizera com Filipe. Quando lhe perguntam sobre o romance que deverá escrever, ele responde que já está pronto e que se chama A Moreninha.

Sobre o autor
Joaquim Manuel de Macedo
Joaquim Manuel de Macedo nasceu no Rio de Janeiro, em 1820, e aí faleceu em 1882. Em 1844, formou-se em Medicina. No mesmo ano, lança o romance "A Moreninha" e torna-se sócio do Conservatório Dramático do Rio de Janeiro. Em 1845, publica o romance "O moço loiro", iniciando assim uma vasta obra literária composta de romances e peças de teatro. Como jornalista e cronista, colaborou em vários jornais, interessando-se também pela vida política do país, tendo sido várias vezes deputado.
Douglas Tufano
Douglas Tufano nasceu em São Paulo. É formado em Letras e Pedagogia pela USP. Foi professor efetivo da rede oficial de ensino de São Paulo e trabalhou também em escolas particulares, tendo lecionado Português, Literatura Brasileira e História da Arte. Atualmente, ministra cursos de capacitação para professores de todo o Brasil a convite de Secretarias de Educação e instituições particulares de ensino. É autor de vários livros didáticos e paradidáticos, publicados pela Editora Moderna.
Você pode se interessar por:
 
 
 
 
© Editora Moderna 2013. Todos os direitos reservados.